Vimos que logo e Identidade Visual não são exatamente a mesma coisa. A Identidade Visual é um conjunto de elementos, entre os quais… o logo!
E por mais que o logo seja o astro, ele não funciona sozinho e se apóia em outros itens desse conjunto chamado Identidade Visual.
Mas do que é composta, então, a tal Identidade Visual?
É formada de todos os elementos que representam visualmente uma marca: o logo, as cores, a tipografia, o pattern (ou outros grafismos de apoio).
Podendo fazer parte também: itens de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, envelope), produtos (que a marca dá de brinde aos clientes como camisetas, canetas, canecas, bonés), uniformes dos colaboradores, placas e outros elementos de sinalização interna, e também mídia virtual (como e-mail marketing, site e redes sociais).
O número de itens da Identidade Visual vai depender do tamanho e da complexidade da marca. Uma empresa grande, com uma estrutura física, vai precisar de sinalização interna para identificar os diversos setores da empresa, o seu auditório, os banheiros, a secretaria, etc. Diferente de uma empresa que só vende online e precisa que a sua marca esteja mais voltada à mídia virtual, como site e redes sociais.
A Identidade Visual também pode começar com poucos itens e ir agregando outros, conforme a marca vá crescendo e necessitando de mais canais de expressão.
Uma marca não é estática, ela está sempre em movimento, integrando – à sua maneira – o presente.
#marketing #marketingdigital #marketingonline #design #marca #comunicacao #identidadevisual #logotipo