Design é tipo arte?

Design e arte podem ter muitos pontos em comum, sendo difícil entender o que é o quê.

Alguns dizem que o design segue um método, tem um objetivo e se destina a um cliente, diferente da arte que se cria em uma tela em branco (por citar a pintura como um exemplo de tipo de arte) e não importa se irão gostar ou não porque não se tem o objetivo de vender.

Hm.. será?
Eu acho que a arte está muito baseada em métodos também, são muitos anos de tradições e técnicas de todos os tipos e também de planejamento da realização das obras de arte e que também podem ter, sim, o objetivo de vender e de atender a um cliente (seja uma galeria, um edital, um comprador, etc) e nisso se assemelha muito ao design.

Por outro lado, o design pode ir tanto de formas muito básicas e meramente funcionais (com pouco apelo à estética) quanto a produtos bastante artísticos e exclusivos, com poucos exemplares em vez de larga escala.

Então, depende do design e depende da arte (além do que, com o passar do tempo os próprios conceitos de arte e design vão mudando) mas é verdade que há um ar diferente em cada um e geralmente pode-se dizer que:

  • o Design não tem o foco na expressão do designer e sim na resolução de uma necessidade, que deve ser solucionada cumprindo as especificações e limitações dadas pelo cliente. Essa solução também deve levar em conta função, estética e a sua produção em larga escala.
  • a Arte não tem o objetivo maior de se encaixar numa indústria, trabalhar próxima das fábricas e se otimizar para grandes reproduções. A Arte carrega um espírito de liberdade a mais dentro do artista, podendo existir uma obra que seja pura expressão das angústias, questionamentos e provocações do próprio artista.

No design isso não ocorre. Um projeto que seja pura expressão do designer, sem ser destinado a alguém, sem um briefing e sem requisitos a cumprir não é considerado design.

Concluindo isso fica parecendo que o design é só mais uma ferramenta do capitalismo, voltada a enriquecer as grandes indústrias mas já não vejo que seja só isso (é.. já achei e foi bad). O design tem uma grande importância no dia-a-dia das pessoas e pode melhorar as nossa vidas. Isso é o que eu gosto nele!

E você? O que gosta ou detesta em cada um?

Publicado por elisasmania

É designer e criadora do EASdesign.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: